O MELHOR DRONE PARA INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Segura, rápida e fácil de implantar, a tecnologia dos drones é versátil e econômica também no segmento dos painéis fotovoltaicos. Antes de ocorrer a instalação, os drones podem ser usados para inspecionar toda a área e indicar quais áreas ficarão expostas ao sol com mais frequência, impactando assim a eficiência da instalação. Por meio da digitalização fotogrametrica, também é possível obter modelos digitais tridimensionais de alta precisão que podem ser usados para simulações, oferecendo informações úteis para os projetistas e proprietários.

Atualmente, o drone de melhor custo-benefício para o uso na instalação de painéis fotovoltaicos é sem dúvidas o DJI Mini 2. O DJI Mini 2 é um excelente equipamento, com qualidade de imagem excepcional. Extremamente portátil, faz vídeos em 4k e fotos em 12 megapixels. Sua bateria tem autonomia de até 31 minutos de voo.

Cada foto captada com o DJI Mini 2 é georreferenciada, isto é, traz registrada as suas coordenadas de latitude, longitude e altitude. A partir de um conjunto de imagens georreferenciadas, que serão sobrepostas, é possível, utlizando softwares ou aplicaticos adequados, realizar os cálculos de distâncias, áreas e volumes, bem como obter um modelo digital tridimensional da região fotografada.

Com o DJI Mini 2, você pode fazer a captação das fotografias aéreas manualmente, dispensando o uso de aplicativos de aerolevantamento, como o PIX4D Capture ou Drone Deploy. Você também poderá programar o drone para capturar fotos a intervalos, por exemplo de 2 segundos, e se preocupar somente com o deslocamento do drone. Você terá então um conjunto de fotografias georreferenciadas, ou seja, cada foto obtida terá as coordenadas de latitude, longitude e altitude para gerar as medições de seu interesse.

O Pix4D Capture, Drone Deploy e tantos outros aplicativos de aerolevantamento, automatizam a captura das imagens aéreas, são indicados para missões de áreas maiores. Onde você deve captar centenas de fotos para realizar um trabalho de mapeamento aéreo com boa precisão dimensional. Além do mais, drones compatívies com esses aplicativos, exigem investimento em média 3 vezes superior ao do DJI Mini 2.